quinta-feira, 24 de julho de 2008

o meu primeiro triatlo

No dia 28 de Junho de 2008, participei no meu primeiro triatlo, sendo este realizado em Abrantes.
Composto por duas competições onde a principal era o Half-Ironman e a outra uma prova de promoção na qual participei para verificar se conseguia finalizar um triatlo.
A prova de promoção (Super-Sprint) tinha como distâncias de 350m de natação, 10 Km de bicicleta e 2,5 km de corrida.
Quando em conversa com alguns colegas que já estão no triatlo, todos me diziam,..."epá isso faz-se bem ".... , eu comentava .... "350 m SÓ...10 km....SÓ.....2.5 km....SÓ"....lololol....pois é na verdade cada modalidade isolada podemos dizer...Só, mas, tudo junto não é assim tão fácil.
Bem depois de me preparar durante +- 1 mês a nadar, corrr e passear um pouco de bicicleta lá fui eu à prova.


Na start list constava cerca de 70 atletas, tendo como meu objectivo principal cortar a meta no Aquapolis.

Finalmente deram o sinal de partida.


No segmento de natação, a corrente doida no Tejo dificultou-me a tarefa, foi bastante difícil chegar á primeira bóia, mas, depois de a contornar (quase me afogava....lol...), ai vou eu a favor da corrente até à segunda bóia, descansando um pouco a bruços porque já me estava a faltar ar para respirar..lol..lá fui e contornei a segunda bóia, ainda tinha que nadar (+- contra corrente) até à berma.
Alternando entre crol e bruços, só via era pessoal a ir pela corrente e a gritarem para o barco da organização os ir buscar.....mas eu lá consegui sair dentro de água.
Estava completamente rebentadinho, sempre com a boca aberta como se não existisse oxigénio suficiente.
Agora, só faltava 10km de bike e 2.5km a correr.
A transição para o ciclismo foi boa. Como não tinha sapatos de ciclismo calcei logo os de corrida para depois poupar algum tempinho na próxima transição e, claro está, a tentar sempre lembrar-me que a toca é a ultima coisa a tirar da natação e o capacete é o primeiro equipamento a ser colocado para o cilismo.


Depois de me montar na bike, ai vai ele dar duas voltas ao circuito , mas, assim que saio do PT, UMA SUBIDA, só pensei, mas onde é que eu me vim meter....lolol...mas prontos, lá fui baixando mudanças e lá consegui fazer a subida...lol...o pior foi mesmo a segunda volta, na mesma subida, já não tinha mais mudanças para baixar....lolololololol...

Finalmente lá chego ao PT para a corrida, o meu pensamento era,... "só falta 2.5 km a correr" (PORRA)(lol).
Depois de colocar a bicicleta e tirar o capacete ai vou eu a iniciar a corrida, sempre com o apoio da minha Ana, do meu Afonso e Rodrigo assim como da minha Mãe e o Meu Buga.


As pernas não se movimentavam, os músculos estavam rijos, a passada era lenta , lenta , lenta , necessitava de água.

Finalmente cheguei ao abastecimento de água! (UUUUFFAA)
Conservei essa passada lenta e ia pensando que já estava a acabar, afinal eram apenas 2.5km a correr. Consegui recuperar um pouco o folgo na primeira volta e depois na segunda a passada aumentou

FINALMENTE a meta.

Cortei a meta como se fosse o 1º a chegar, braços levantados a pensar "CONSEGUI!"


A experiência foi extraordinária, a sensação de não posso mais, desapareceu no momento que passei a meta transformando-se no pensamento "qual a data da próxima prova".
Bem sei que terei que treinar mais para fazer melhor que o que fiz em Abrantes, mas enfim, fica aqui o meu primeiro registo com os tempos 13' 30'' no segmento de natação, 25'13'' no segmento de ciclismo e 12'54'' na corrida o que faz um total de 51'37'', ficando num honroso lugar de 35º na geral, 26º em masculinos e 6º em seniores masculinos.
O PROXIMO É EM AVEIRO!!!!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá amor,
parabéns pelo blog e principalmente pela força e determinação com que te dedicaste a esta nova etapa de vida. Espero que continues a treinar com afinco e concerteza irás melhorar prova a prova.Sabes que te tenho dado todo o apoio e continuarei a dar, prometendo que melhorarei as minhas funções de personnal-trainner. beijos

Badji disse...

Realmente só não percebo como conseguiste nadar com os óculos, ou não tinhas aqueles, hehehe tava a brincar, parabéns e força nesta etapa onde demonstraste o porquê de te chamarem "TUBARÃO".

Bjs e abraços dos forcados de tavira

Anónimo disse...

NO ABASTECIMENTO DERAM-TE ÁGUA?PÁ PODIAS TER MORRIDO!
152

Anónimo disse...

Para a Personnal trainner
Força Ana aperte com ele porque ele só tem é garganta.

Anónimo disse...

Estou espantada nem nas férias dás descanso á Bike
Assim é que é Ana não o deixe descansar ele até já recorre á Bike
Ah!Ah!

certeinz disse...

Força amigo o Barril está contigo.

Grande abraço

Calendário Provas e Treinos